Pular para o conteúdo principal

Tempo de Chorar

A Bíblia diz que há “tempo de chorar e tempo de rir; tempo de prantear e tempo de saltar de alegria” (Eclesiastes 3.4), e cita em algumas partes o sofrimento e lamento do povo de Deus, que chegou a questioná-lo porque permitiu tais experiências difíceis.
 
O livro de Lamentações de Jeremias é dedicado ao lamento pelo sofrimento de uma nação. Jeremias chorou.
O livro de Neemias apresenta situações tristes que Jerusalém vivenciou, por isso o profeta passou um período em oração e jejum. Neemias chorou.
 
Contudo, após o período de lamento, esses dois homens começaram a agir e se tornaram heróis nacionais, deixando exemplos eternos para nossas vidas.
 
Tenho vivido um tempo de mudança em minha vida profissional, era tudo estável, agora é tudo instável. Há alguns dias fui viajar a trabalho para outra cidade. O ônibus estava atrasado, e era quase meia noite. Sozinha naquela rodoviária numa noite fria, comecei a falar com Deus, a me lamentar das mudanças repentinas, a transferência de cidade, de trabalho, a distância de casa, da igreja e do ministério. Lamentei e chorei... Enfim, o ônibus chegou, entrei, procurei minha poltrona, peguei minha Bíblia e abri no livro de Jeremias, comecei a ler o capítulo que era o meu plano de leitura daquele dia.
 
O texto era esse:

“Pare de chorar e enxugue as suas lágrimas. Tudo o que você fez pelos seus filhos será recompensado; eles voltarão da terra do inimigo. Sou eu, o SENHOR, quem está falando. 
Há esperança para você no futuro; os seus filhos voltarão para casa. Sou eu, o SENHOR, quem está falando” (31.16-17.)

Essas palavras encheram meu coração de esperança, pois os capítulos seguintes também mencionavam a forma como Deus trata e honre os Seus filhos. Como elas foram ministradas ao meu coração, quero ministrá-las a você também. Se assim como eu, você viveu ou vive momentos difíceis, não desanime. Enxugue as suas lágrimas e creia que há esperança para o teu futuro.

Deus lhe abençoe!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aceite o Convite de Deus Eu [o Senhor] instruir-te-ei e te ensinarei o caminho que deves seguir; e, sob as minhas vistas, te darei conselho. (Salmos 32.8) O diabo quer nos conservar como cristãos sujeitos ao legalismo. Se ele não puder nos condenar pelo que fazemos, tentará nos atormentar pelo que não fazemos. Ele quer que nos sintamos culpados quando não lemos a Bíblia e oramos, sugerindo que Deus não se agradou de nós e que deve estar furioso conosco pelo que não fizemos. Deus nunca nos condena por não sermos disciplinados, mas amorosamente nos convida a passar tempo na presença dEle. O céu está disponível a nós simplesmente por confiarmos em Jesus, mas a vida abençoada é desfrutada quando agimos da forma que Jesus age. Deveríamos querer ler a Palavra porque ela tem a chave para conhecermos a Deus intimamente e desfrutá-lo plenamente.
Efeitos da Palavra “Conservem-se livres do amor ao dinheiro e contentem-se com o que vocês têm, porque Deus mesmo disse: Nunca o deixarei, nunca o abandonarei.” (Hebreus 13.5)  Quem nunca sentiu os efeitos de um bom banho, água correndo na cabeça e corpo, após um dia estressante e cansativo? Sabemos que a água é um grande remédio para aliviar tensões. Também nos faz relaxar e acalmar. Pensando nisso, Deus me fez lembrar, o quanto Sua voz e Palavra serviram de bálsamo para minha vida e calmante para meu coração, após um dia difícil e cheio de situações turbulentas. Meu espírito estava cansado e fatigado. Foi então que Ele trouxe à minha mente e coração o texto de Hebreus 13.5 e pude sentir uma paz e tranquilidade como nunca antes. E a certeza de que Ele está comigo e nunca me abandonará fez-me descansar no seu amor. Naquele momento, ao falar com Deus e dar ouvidos à Sua voz, percebi o quanto é maravilhoso desfrutar da comunhão com o Senhor e saber que Ele t...
Quando Jacó pôs fim à sua opressão Identifique o Labão que tem retido a prosperidade em sua vida e tome uma atitude que o libertará desse engano ”Vinte anos permaneci em tua casa; catorze anos te servi por tuas duas filhas e seis anos por teu rebanho; dez vezes me mudaste o salário.” (Gênesis 31.41) Tem sido assim também em sua vida? Vinte anos para estabelecer algo? Em Gênesis 28.1-5. Jacó sai da presença de seu pai abençoado, e nos versículos 13 a 15 ele recebe a bênção do próprio Deus. No capítulo 31 de Gênesis, entretanto, Jacó está há vinte anos sem conseguir estabelecer nenhum tipo de conquista. Enganado por Labão, trabalha sete anos por Raquel, mas o sogro entrega-lhe Lia, o que faz com que Jacó trabalhe mais sete e depois mais seis anos, totalizando duas décadas. Como Jacó resolve a situação? Primeiro ele toma a posição de reclamar a bênção que havia recebido (Gênesis 30.29-30). Mas nada acontece até que Jacó faz uma oferta de sacrifício (Gn 31.54). A oferta traz de...