Pular para o conteúdo principal

Ele entende você
Renda-se ao Deus que “ouve” o seu silêncio.
O subtítulo dessa reflexão pode parecer estranho e talvez você esteja perguntando: como assim, Deus ouve o meu silêncio? Sim, como seres humanos, às vezes, temos dificuldades para entender alguns atributos e particularidades de Deus e um desses atributos é ouvir o que ninguém mais ouve.
Não conheço sua personalidade ou seu jeito de ser, mas independente disso, acredito que todos nós – extrovertidos, brincalhões, introvertidos ou mais quietos – enfrentamos momentos quando parece que o mundo não nos entende, ninguém nos ouve ou ainda vivemos dias que apenas queremos ficar quietos na companhia do silêncio, algumas vezes, até mesmo das lágrimas.
São momentos que você está só e nem com Deus consegue mais falar, afinal, já tentou conversar com tantas pessoas, mas parece que além de não o ouvirem, elas também não tentaram entender os momentos que você precisava apenas de companhia durante o seu silêncio.
Então, quando sente que ninguém se importa, você começa a perguntar se existe alguém que pode ouvi-lo e compreendê-lo. A resposta é sim: o Deus que nos criou e que é totalmente Amor. Ele é quem estende a mão, oferece Seu colo de Amor e diz: “Eu te entendo e te ouço.”
Ele não apenas lhe escuta quando você fala ou entende o significado das suas lágrimas, mas Ele também “ouve” o seu silêncio. Sim, pois mesmo que nenhuma palavra saia da sua boca é exatamente nesses momentos que sua alma e coração falam e anseiam por ser ouvidos. E essa é uma voz que só o Senhor ouve, pois como diz o Salmo 139.4: “Não havendo ainda palavra alguma na minha língua, eis que logo, ó SENHOR, tudo conheces.” Ou seja, antes mesmo que você pronuncie algo, Deus já conhece suas palavras.
Tudo isso pode parecer complexo e concordo que às vezes seja mesmo, pois o próprio salmista Davi, no verso 17 desse mesmo Salmo, expressa sua admiração pela grandeza dos pensamentos do Senhor. Na versão bíblica Nova Tradução na Linguagem de Hoje, lemos: “Ó Deus, como é difícil entender os teus pensamentos! E eles são tantos!”
Por isso te convido a não concentrar seus esforços em tentar entender tudo que Deus faz por você ou como faz, apenas aceite e descanse no Amor que o Pai tem pela sua vida. Deixe-O cuidar de você, ouvi-lo quando ninguém mais ouve, entender você, quando estiver confuso e ser a sua melhor companhia durante o silêncio.
O Deus que criou cada parte do seu corpo e o conhece muito antes que você fosse formado no ventre da sua mãe é o mesmo Deus que entende e ama você o suficiente para jamais deixá-lo só, por isso, aconchegue-se nos braços do Senhor e apenas renda-se a Ele.
Deus te abençoe! 

::Por Denise Tomaz de Souza

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aceite o Convite de Deus Eu [o Senhor] instruir-te-ei e te ensinarei o caminho que deves seguir; e, sob as minhas vistas, te darei conselho. (Salmos 32.8) O diabo quer nos conservar como cristãos sujeitos ao legalismo. Se ele não puder nos condenar pelo que fazemos, tentará nos atormentar pelo que não fazemos. Ele quer que nos sintamos culpados quando não lemos a Bíblia e oramos, sugerindo que Deus não se agradou de nós e que deve estar furioso conosco pelo que não fizemos. Deus nunca nos condena por não sermos disciplinados, mas amorosamente nos convida a passar tempo na presença dEle. O céu está disponível a nós simplesmente por confiarmos em Jesus, mas a vida abençoada é desfrutada quando agimos da forma que Jesus age. Deveríamos querer ler a Palavra porque ela tem a chave para conhecermos a Deus intimamente e desfrutá-lo plenamente.
Efeitos da Palavra “Conservem-se livres do amor ao dinheiro e contentem-se com o que vocês têm, porque Deus mesmo disse: Nunca o deixarei, nunca o abandonarei.” (Hebreus 13.5)  Quem nunca sentiu os efeitos de um bom banho, água correndo na cabeça e corpo, após um dia estressante e cansativo? Sabemos que a água é um grande remédio para aliviar tensões. Também nos faz relaxar e acalmar. Pensando nisso, Deus me fez lembrar, o quanto Sua voz e Palavra serviram de bálsamo para minha vida e calmante para meu coração, após um dia difícil e cheio de situações turbulentas. Meu espírito estava cansado e fatigado. Foi então que Ele trouxe à minha mente e coração o texto de Hebreus 13.5 e pude sentir uma paz e tranquilidade como nunca antes. E a certeza de que Ele está comigo e nunca me abandonará fez-me descansar no seu amor. Naquele momento, ao falar com Deus e dar ouvidos à Sua voz, percebi o quanto é maravilhoso desfrutar da comunhão com o Senhor e saber que Ele t...
Quando Jacó pôs fim à sua opressão Identifique o Labão que tem retido a prosperidade em sua vida e tome uma atitude que o libertará desse engano ”Vinte anos permaneci em tua casa; catorze anos te servi por tuas duas filhas e seis anos por teu rebanho; dez vezes me mudaste o salário.” (Gênesis 31.41) Tem sido assim também em sua vida? Vinte anos para estabelecer algo? Em Gênesis 28.1-5. Jacó sai da presença de seu pai abençoado, e nos versículos 13 a 15 ele recebe a bênção do próprio Deus. No capítulo 31 de Gênesis, entretanto, Jacó está há vinte anos sem conseguir estabelecer nenhum tipo de conquista. Enganado por Labão, trabalha sete anos por Raquel, mas o sogro entrega-lhe Lia, o que faz com que Jacó trabalhe mais sete e depois mais seis anos, totalizando duas décadas. Como Jacó resolve a situação? Primeiro ele toma a posição de reclamar a bênção que havia recebido (Gênesis 30.29-30). Mas nada acontece até que Jacó faz uma oferta de sacrifício (Gn 31.54). A oferta traz de...