Pular para o conteúdo principal

Primavera: “Reconciliação”

Estudo 7 – Primavera: “Reconciliação”
João 13.34-35  (pág.1703) - Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros.
Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros.
Mateus 19.19b (pág 1530) - amarás ao teu próximo como a ti mesmo.
O último parágrafo deste estudo na Bíblia De Bem Com a Vida diz assim: “A mulher que sabe quem é, a mulher que conhece sua função, seu chamado, e sabe que sua vida tem um propósito de amor, prosperará porque está livre das crises de aceitação, de autoimagem, está reconciliada com Deus, com seus propósitos para ela e, por consequência, com ela mesma.”
Quando nossa vida não é totalmente dirigida por Deus, acabamos por ser presas fáceis do espírito de inimizade e, por consequência, sendo, se não o pior, um de nossos piores inimigos. Isso se dá porque não temos como preocupação primária agradar a Deus e atender às Suas expectativas aqui na Terra através de nossas atitudes e reações de modo geral.
A pessoa que não é reconciliada consigo mesma, acaba por ter pensamentos, atitudes, sentimentos que lhe são contrários e destroem  a si própria. Com isso, torna-se também um canal de destruição para os que estão ao seu redor.
Medite neste versículo de Romanos 1.28  pág.1789- E, por haverem desprezado o conhecimento de Deus, o próprio Deus os entregou a uma disposição mental reprovável, para praticarem coisas inconvenientes.
Sabe o que quer dizer isso?
1) Quando você não está nada preocupada em conhecer a Deus, a buscá-Lo  para entendê-Lo através da Palavra que é Jesus Cristo e assim saber e compreender o Seu propósito para sua vida, você acaba interpretando as situações pelas quais passou e está passando segundo a avaliação daqueles que tem como seu “deus” a si mesmos e seus prazeres, de acordo com o que “todo mundo” enxerga.
Isto quer dizer uma vida sem futuro e planejada fora da fidelidade de Deus, mas feita de imediatismos, ansiedades, carências, conveniências, que acabam por gerar consequências terríveis para você mesma!
Por não conhecer a Deus e nem mesmo se abrir para estudar sua Palavra, buscá-Lo em oração, encher-se do Espírito Santo, você também tem uma auto-imagem distorcida, pois seu padrão de avaliação acaba por conflitar com o que está vivendo e com o que é, o que resulta numa insatisfação profunda, que vem produzir inveja, avareza, difamação contra Deus e também contra o próximo.
A falta de conhecimento de Deus abre portas para a revolta, o que acaba por te transformar em caluniadora, blasfemadora, julgando a Deus e às pessoas de forma cruel e, posso até dizer, por vezes tendenciosa e maligna.
Assim como você não se aceita, também rejeita a Deus e aos que estão ao seu redor. Vive achando defeitos, criticando, achando-se injustiçada e vitimizada, sem se dar conta do quanto é injusta, cruel, sem misericórdia, e até mesmo manipuladora. Movida por sentimentos tão inadequados, você acaba buscando vantagens movida por inveja, por sentimentos de destruição e tendo como fonte o seu próprio senso de justiça e suas verdades. Essas verdades, entretanto, estão doentes, contaminadas e influenciadas, portanto completamente descaracterizadas, bem longe da realidade.
Estar de bem consigo mesma é um dos maiores milagres que alguém pode viver!
Jesus veio nos salvar e libertar deste espírito de inimizade que nos faz ter atitudes e reações destruidoras e inconvenientes para conosco mesmas. Mas, para isso é necessário nos abrirmos para que Jesus entre e mude a maneira que temos conduzido nossa vida.
Observe que os questionamentos são sempre os mesmos: por que somos deste jeito ou daquele? Por que não entendemos? Por que tais e tais pessoas que não merecem o bem, o tem, e nós acabamos por viver o castigo, a dor que eles que deveriam sofrer?… e por aí  vai.
Entregar nossas vidas para serem dirigidas por estes sentimentos e pensamentos é sempre terrível: ou você começa a buscar vantagem e prazer a qualquer custo ou então prostra-se em depressão, síndromes, vícios, depravação – vale tudo para alcançar o que o mundo julga ser “bem-sucedida” ou “ estar numa boa”.
Talvez você possa estar pensando:
- Mas, Bispa, eu já entreguei minha vida para que Jesus seja meu Senhor e Salvador, eu já me batizei, tenho cargos na Igreja,  frequento uma Igreja regularmente…
Então me explica por que você tem tido os pensamentos e sentimentos que têm te levado a ter o comportamento e atitudes que você tem tido? E nem com boa vontade a gente consegue ver Deus em sua vida?
Só pra deixar mais clara a minha pergunta, por exemplo:
- Você que é batizada, tem cargos na Igreja ou não, mas pelo menos frequenta uma Igreja, e está completamente tomada por esta depressão ou por esta síndrome de pânico, por este ódio e sentimento de destruição… Não vai me dizer que foi o Senhor Jesus, que você declara ser o seu Senhor que te mandou ficar assim, que dirigiu sua vida para esta situação?
Bom, se não foi o Senhor Jesus, quem foi então?
Calma! Não estou te chamando de “endemoninhada”, só estou te dizendo que situações podem ter ocorrido em sua vida, ou até mesmo, você já nasceu em uma condição e situação que te fez questionar o amor e cuidado de Deus para com você. Exatamente por isso você não consegue entregar-se totalmente a Jesus, através da prática de Sua Palavra, submetendo-se às autoridades espirituais que têm como aval seus frutos. Você nem mesmo consegue buscar o poder do Espírito Santo para reagir, sentir, pensar, de forma a não se preocupar em agradar de imediato ou a corresponder às expectativas das pessoas que te cercam, mas sim buscar agradar e corresponder às expectativas de Deus.
Quando você mudar de atitude, as pessoas enxergarão alguém que honra e busca agradar a Deus acima de todas as coisas, sem se deixar limitar pelo que está vivendo, pela falta de condições humanas, ou até mesmo por sua aparência e dotes naturais.
Medite nestes textos: Efésios 2.11-22 (págs. 1893 a 1895) e 2CorÍntios 5.18 – 7.1 (págs. 1863 a 1865)
E você, em nome de Jesus, de posse desta Palavra viverá esta verdade que acaba com toda divisão e crise no nosso interior, nos reconciliando com conosco mesmas, com Deus, com Seu propósito para nossas vidas, com Suas promessas, com a vida; habilitando-nos a estar de bem conosco mesmas e sem crises seja qual for a situação!
Deus te abençoe fazendo com que esta Palavra te liberte e frutifique em sua vida em paz e vitórias sobrenaturais!
Com muito amor,
Bispa Sonia Hernandes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aceite o Convite de Deus Eu [o Senhor] instruir-te-ei e te ensinarei o caminho que deves seguir; e, sob as minhas vistas, te darei conselho. (Salmos 32.8) O diabo quer nos conservar como cristãos sujeitos ao legalismo. Se ele não puder nos condenar pelo que fazemos, tentará nos atormentar pelo que não fazemos. Ele quer que nos sintamos culpados quando não lemos a Bíblia e oramos, sugerindo que Deus não se agradou de nós e que deve estar furioso conosco pelo que não fizemos. Deus nunca nos condena por não sermos disciplinados, mas amorosamente nos convida a passar tempo na presença dEle. O céu está disponível a nós simplesmente por confiarmos em Jesus, mas a vida abençoada é desfrutada quando agimos da forma que Jesus age. Deveríamos querer ler a Palavra porque ela tem a chave para conhecermos a Deus intimamente e desfrutá-lo plenamente.
Santidade começa em casa A santidade não é simplesmente uma ideia filosófica, é uma prática de vida. Ela é uma mudança tão radical na maneira de viver do homem que Cristo é magnificado. Significa viver de forma tão parecida com Cristo que as pessoas podem até ser confundidas com Ele. Se a santidade que você está vivendo não mudar as coisas mais práticas e simples do seu dia a dia, você estará enganando a si mesmo com superficialidades. Uma das práticas da santidade é a submissão. Um cristão que vive santidade é aquele que aprende e pratica a submissão. Se realmente você entende santidade como uma vida fora dos padrões do mundo terá então que dar atenção a questão da submissão. Alguns rotulam santidade como somente se abster da prostituição e da idolatria e por isso, mesmo não se prostituindo nem praticando a idolatria, continuam sendo pedra de tropeço para a conversão de seus familiares e desagradando a Deus. Mas o que é submissão? De acordo com o dicionário bíblico, submissã
 Muitas vezes não tenho forças, nem vontade para seguir o caminho e se pudesse, passaria o dia todo deitada em minha cama, sem sair do quarto. Mas então me lembro de que Deus já conhecia esse caminho muito antes de eu ser chamada para percorrê-lo. Ele sempre soube das dificuldades pelas quais eu passaria e a dor que eu não conseguiria explicar aos outros. O Seu Filho Jesus foi o primeiro a percorrer este caminho e por isso ele sabe do que tenho passado. Hoje Ele me oferece a Sua presença e amor, que são mais do que suficientes para mim. Neste mundo em que vivemos, a mensagem que sempre ouvimos é esta: " Quem chegar primeiro é o melhor! " Porém Jesus disse que no Reino de Deus os valores são inversos. . Por isso, ainda que pareçam ter ficado à beira do caminho, receberão a graça de Deus e força para completar a carreira. Quando o apóstolo Paulo estava se sentindo fraco e incapacitado por causa de um "espinho na carne", ele clamou a Deus por três vezes e ao receber