Pular para o conteúdo principal

Quando a caverna é necessária...

“Então Davi se retirou dali, e escapou para a caverna de Adulão; e ouviram-no seus irmãos e toda a casa de seu pai, e desceram ali para ter com ele.” 
(1 Samuel 22.1.)
 
Houve um momento na vida de Davi em que ele foi perseguido por Saul e por isso teve que se esconder. O lugar escolhido foi uma caverna, de nome Adulão, e “com ele se ajuntou todo homem endividado, e todos os amargurados de espírito, e ele se fez chefe deles; e eram com ele uns quatrocentos homens”.
 
Às vezes nós também agimos como Davi. Sentimo-nos sozinhos em meio a uma grande multidão, e desafiados pelo nosso próprio “eu”, perseguidos pelas nossas debilidades, procuramos um lugar para ficar, corremos para a caverna... E quem ainda não teve essa experiência? Creio que muitas pessoas, mas é preciso entender que o momento de estar nela passa, ele não pode ser permanente. A caverna é lugar de "conversa de homem para homem". Conversas difíceis, em que derramamos nossa alma diante de Deus, questionando os fatos, o mal, a angústia. 
 
Quando estamos por baixo, endividados, angustiados, e às vezes até sem força para orar, tornamo-nos sensíveis ao Senhor e à sua voz. Jacó também experimentou esse momento, ele viveu seu Peniel. Sozinho, viu Deus face a face no vau de Jaboque. Ele vivia um momento de grande apreensão com a aproximação de Esaú, que procurava matá-lo, e no pior momento, Deus se revelou, mudando-lhe o nome e o livrando.
 
Na caverna não há como mentir e o "status" deixa de ser algo a ser perseguido. Nela é preciso pensar em sobreviver sem luxo, requinte, floreios, sem subterfúgios, maquiagem, sem discriminação.  A caverna é um lugar de profunda aprendizagem espiritual, de ouvir a Deus falar coisas sérias, sobre obediência e submissão.
 
“Não há vergonha em passar por períodos de tribulação. Mas é preciso aprender o que Deus quer nos ensinar para que a experiência valha a pena!”
 
::Peterson Amicuci

Comentários

  1. Profundo.Verdadeiro.Reflexivo.Real!
    Ensina-me Senhor o que queres que eu aprenda!
    Beijos linda.
    Eu sabia que seu blog seria benção!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Um perfume de aprovação "E, perto da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, e os outros presos os escutavam." (Atos 16.25.) O capítulo 16 de Atos, mostra Paulo tendo uma visão (v.9) que o levou a concluir que Deus desejava usá-lo na Macedônia. Ele e Silas em obediência para lá partiram e durante o tempo em que lá estiveram se dedicaram a oração, pregação do evangelho e batismos (v.13-15). E ainda libertaram uma jovem (v. 16-23) de espírito de adivinhação. Este bem realizado gerou ira naqueles exploradores e o resultado foi Paulo e Silas sendo presos (v.16-23). Prisão é uma palavra que eu resumiria em: um lugar (ou situação) que dificulta a movimentação e de onde não conseguimos sair sozinhos. Você se encaixa nisto? Você está em uma prisão? A Bíblia traz muitas promessas. Uma delas é que neste mundo passaríamos por aflições (Jo 16.33). Entretanto, é melhor que soframos fazendo a vontade de Deus (1Pe 3.17). Paulo e Silas estavam totalmente no centro da vonta...
Aceite o Convite de Deus Eu [o Senhor] instruir-te-ei e te ensinarei o caminho que deves seguir; e, sob as minhas vistas, te darei conselho. (Salmos 32.8) O diabo quer nos conservar como cristãos sujeitos ao legalismo. Se ele não puder nos condenar pelo que fazemos, tentará nos atormentar pelo que não fazemos. Ele quer que nos sintamos culpados quando não lemos a Bíblia e oramos, sugerindo que Deus não se agradou de nós e que deve estar furioso conosco pelo que não fizemos. Deus nunca nos condena por não sermos disciplinados, mas amorosamente nos convida a passar tempo na presença dEle. O céu está disponível a nós simplesmente por confiarmos em Jesus, mas a vida abençoada é desfrutada quando agimos da forma que Jesus age. Deveríamos querer ler a Palavra porque ela tem a chave para conhecermos a Deus intimamente e desfrutá-lo plenamente.
“Prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus”.   Filipenses 3.14 Deus já lhe pediu para fazer algo, e você ainda não o fez, mas pretende fazê-lo em um dado momento? E este momento ainda não chegou? Boa intenção não é a mesma coisa que obediência. Você está em desobediência até que tome a atitude de fazer o que Deus mandou. Eu lhe encorajo a começar mover-se na direção correta. Comece a orar por sua visão. Se você não tem uma ainda, ore por uma e durante este tempo se associe com uma pessoa que de fato tenha uma visão. Fique perto de um visionário e você se tornará um também. Comece a se mover em uma direção positiva. Fale positivamente sobre sua vida e sobre você mesmo; creia que Deus pode usar você. Fique animado! É bem melhor do ficar chateado. Se Deus te deu uma visão, você precisa ter compromisso para fazer com que esta visão se torne realidade através da liderança do Espírito Santo. Estabeleça alvos de curto e longo prazo. Depois pr...