Pular para o conteúdo principal

Quando Jacó pôs fim à sua opressão

Identifique o Labão que tem retido a prosperidade em sua vida e tome uma atitude que o libertará desse engano
”Vinte anos permaneci em tua casa; catorze anos te servi por tuas duas filhas e seis anos por teu rebanho; dez vezes me mudaste o salário.” (Gênesis 31.41)
Tem sido assim também em sua vida? Vinte anos para estabelecer algo? Em Gênesis 28.1-5. Jacó sai da presença de seu pai abençoado, e nos versículos 13 a 15 ele recebe a bênção do próprio Deus. No capítulo 31 de Gênesis, entretanto, Jacó está há vinte anos sem conseguir estabelecer nenhum tipo de conquista. Enganado por Labão, trabalha sete anos por Raquel, mas o sogro entrega-lhe Lia, o que faz com que Jacó trabalhe mais sete e depois mais seis anos, totalizando duas décadas. Como Jacó resolve a situação? Primeiro ele toma a posição de reclamar a bênção que havia recebido (Gênesis 30.29-30). Mas nada acontece até que Jacó faz uma oferta de sacrifício (Gn 31.54).
A oferta traz dentro de si um poder sobrenatural que anula toda escassez, miséria, pobreza, ruína, portas fechadas, limitações financeiras. Nós somos a geração que pula, que grita, que dança e até podemos entrar para a história como aqueles que participaram de um mover sobrenatural e promoveram a restauração da Palavra, do louvor, da adoração, e ainda assim, viver para o resto da vida sem de fato provar toda a prosperidade que Deus quer manifestar nas nossas vidas.Precisamos hoje começar a romper com esse espírito de opressão. Ninguém faz críticas a quem não está na prostituição, ou nas drogas, a quem gasta o dinheiro num monte de bobagens, mas quando se fala em entregar os dízimos e ofertas na igreja, todos criticam. Satanás sabe que a igreja de Jesus precisa de recursos para avançar na implantação do Reino de Deus. Lucas 8 mostra um grupo de mulheres que servia a Jesus com seus bens, suas fazendas e o melhor das suas rendas. Em nenhum momento vemos o Mestre dispensando tais colaborações.
A primeira vez que Deus pede uma oferta, seu povo ainda é escravo na terra do Egito. Havia um propósito – aquela oferta moveria a mão de Deus de forma sobrenatural em favor deles. Se podemos contar com essa bênção, por que a prosperidade não se manifesta? É necessário que você mude sua mente. Prosperidade é a manifestação visível do favor de Deus em direção à sua vida, assim como aconteceu com José em Gênesis 39.23 – tudo o que José fazia o Senhor abençoava. Em 3 João, o texto começa dizendo: ” … faço votos por tua prosperidade e saúde, assim como é próspera a tua alma.” Por que pessoas preparadas, que têm formação superior, não prosperam? Isso acontece porque são mesquinhas, brigam por pouca coisa, dão aos outros somente aquilo que não lhes serve mais. Assim como acontecia entre Labão e Jacó (Gênesis 30.27), há pessoas sendo abençoadas por sua causa, mas a bênção não se manifesta em sua própria vida. Todos os bens e fazendas de Labão prosperaram enquanto Jacó estavam ao seu lado. Ao ofertar o seu melhor, você estará trabalhando por sua casa e seu futuro. Jacó decidiu tomar uma posição, e você precisa também fazê-lo, pois nada o impedirá de desfrutar do favor, da provisão e da graça de Deus.
Se você tem o Espírito Santo, então por que lhe faltam os recursos? Deus quer inverter essa situação. Antes, muita gente prosperava na sua frente, mas chegou o tempo de você experimentar o sucesso primeiro; crescer em fé, alcançar degraus maiores, viver a provisão de Deus antes dos demais. Mas para que isso se torne uma realidade, é preciso tomar a posição de reclamar a bênção que está sobre sua vida. Enquanto Jacó está debaixo de opressão, nada acontece, mas depois que ele decidir agir – romper com a opressão – um anjo lhe aparece em sonho e manda que ele se levante e volte para a terra da sua parentela (31.11-13). Jacó vai embora no versículo 21 e Labão vai atrás dele. No capítulo 31.27-30, encontramos os motivos pelos quais Labão persegue Jacó. O inimigo vai tentar pressioná-lo com o intuito de mantê-lo debaixo da opressão, da escassez e limitações financeiras, e impedir a realização dos sonhos que o Senhor tem plantado na sua vida e no coração. Como o genro de Labão, definitivamente, tem vitória sobre esse grande engano? Em Gênesis 31.54, Jacó oferece uma oferta sacrificial. Depois dessa oferta, Labão vai embora (vs.55), Jacó se reconcilia com seu irmão, tem um encontro com o anjo de Deus, e tudo o que o Senhor havia lhe prometido (cap.28) começa e se manifestar (vs.34) e ele levanta um novo altar.
Depois desta exposição você já consegue perceber que o seu “Labão” está segurando as finanças da sua vida, levando-o a receber o salário na segundafeira e na terça não lembrar mais onde gastou o dinheiro? Já reparou que as pessoas que não servem a Jesus têm mais liberdade de dar o seu dinheiro do que aquelas que dizem servi-lo? Precisamos entender que não podemos estar na casa de Deus apenas para receber, mas que somos chamados a levar algo precioso e colocá-lo no altar do Senhor.
Hoje está começando um novo tempo em sua vida, assim como começou na vida de Jacó. Nunca mais você caminhará debaixo da opressão, mas sob a promessa que diz: “O Senhor abençoará tudo o que eu realizar; emprestarei a muitos, mas de ninguém tomarei emprestado.” (Deuteronômio 28.12).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aceite o Convite de Deus Eu [o Senhor] instruir-te-ei e te ensinarei o caminho que deves seguir; e, sob as minhas vistas, te darei conselho. (Salmos 32.8) O diabo quer nos conservar como cristãos sujeitos ao legalismo. Se ele não puder nos condenar pelo que fazemos, tentará nos atormentar pelo que não fazemos. Ele quer que nos sintamos culpados quando não lemos a Bíblia e oramos, sugerindo que Deus não se agradou de nós e que deve estar furioso conosco pelo que não fizemos. Deus nunca nos condena por não sermos disciplinados, mas amorosamente nos convida a passar tempo na presença dEle. O céu está disponível a nós simplesmente por confiarmos em Jesus, mas a vida abençoada é desfrutada quando agimos da forma que Jesus age. Deveríamos querer ler a Palavra porque ela tem a chave para conhecermos a Deus intimamente e desfrutá-lo plenamente.
 Muitas vezes não tenho forças, nem vontade para seguir o caminho e se pudesse, passaria o dia todo deitada em minha cama, sem sair do quarto. Mas então me lembro de que Deus já conhecia esse caminho muito antes de eu ser chamada para percorrê-lo. Ele sempre soube das dificuldades pelas quais eu passaria e a dor que eu não conseguiria explicar aos outros. O Seu Filho Jesus foi o primeiro a percorrer este caminho e por isso ele sabe do que tenho passado. Hoje Ele me oferece a Sua presença e amor, que são mais do que suficientes para mim. Neste mundo em que vivemos, a mensagem que sempre ouvimos é esta: " Quem chegar primeiro é o melhor! " Porém Jesus disse que no Reino de Deus os valores são inversos. . Por isso, ainda que pareçam ter ficado à beira do caminho, receberão a graça de Deus e força para completar a carreira. Quando o apóstolo Paulo estava se sentindo fraco e incapacitado por causa de um "espinho na carne", ele clamou a Deus por três vezes e ao receber
Santidade começa em casa A santidade não é simplesmente uma ideia filosófica, é uma prática de vida. Ela é uma mudança tão radical na maneira de viver do homem que Cristo é magnificado. Significa viver de forma tão parecida com Cristo que as pessoas podem até ser confundidas com Ele. Se a santidade que você está vivendo não mudar as coisas mais práticas e simples do seu dia a dia, você estará enganando a si mesmo com superficialidades. Uma das práticas da santidade é a submissão. Um cristão que vive santidade é aquele que aprende e pratica a submissão. Se realmente você entende santidade como uma vida fora dos padrões do mundo terá então que dar atenção a questão da submissão. Alguns rotulam santidade como somente se abster da prostituição e da idolatria e por isso, mesmo não se prostituindo nem praticando a idolatria, continuam sendo pedra de tropeço para a conversão de seus familiares e desagradando a Deus. Mas o que é submissão? De acordo com o dicionário bíblico, submissã