Pular para o conteúdo principal

Eu te conheci no deserto

Eu te conheci no deserto
“Eu te conheci no deserto, em terra muito seca.” (Oseias 13.5.)
Usamos a palavra deserto constantemente para definir momentos difíceis da nossa caminhada. Veja bem, a expressão deserto não é definição para qualquer luta.
Deserto é luta intensa, provação profundamente dolorosa. Não é tempo de pouca chuva, mas sim de nenhuma chuva.  Costumeiramente falamos também que é no deserto que conhecemos de fato a Deus (Seu amor e misericórdia bem como sua provisão e milagres).
Preparando-me para uma ministração me deparei com este texto de Oseias. Para minha surpresa, não era uma declaração de Israel para Deus. Era Deus quem estava falando! Deus dizendo a Israel que os conheceu no deserto. Oh! Quão forte é isso!
De fato, nos momentos em que Deus não age conforme a expectativa de nosso coração é que nosso caráter real se manifesta. Não importa muito nossas palavras e atitudes bonitas. O que realmente conta é o conteúdo. De que elas são feitas? De pedra ou areia? Se de pedra, os temporais não as derreterão tampouco os ventos as farão desmoronar, mas se forem feitas de areia...
Precisamos formar e firmar nossas convicções na pessoa de Deus e em Seu coração aberto para nós na Bíblia. Só assim teremos força para permanecer em fidelidade a Ele todo o tempo.
Não espere um “encorajamento visível”. Na maioria das vezes as circunstâncias não vão animar você. Não conte com o que você vê para alicerçar suas decisões, atitudes e reações diversas.
O que você vê muitas vezes não será coerente com o que você diz crer. Mas se você realmente crer no que diz, no tempo perfeito de Deus o cenário de vitória que você visualizava pela fé em oração poderá se tornar real.
O problema de Israel era ser um povo “de momento”, que agia baseado no agora. Sentiam-se fome, naquela hora murmuravam. Quando o pão vinha, agradeciam. Se o líder parecia demorar a chegar com algo de Deus, partiam para a idolatria. Mas quando ele chegava com a face brilhando, se arrependiam.
Vai e vem. Altos e baixos. Sobe e desce. Uma montanha russa de emoções e ações! Assim era Israel. No deserto, Deus os conheceu e se entristeceu com o que encontrou no meio deles. Ou melhor, com o que não encontrou neles: “se esqueceram de mim” (Verso 6b). Deus não se viu em seus corações. Deus se encontraria dentro de você, hoje? 
Na cova dos leões, Deus conheceu a Daniel. Na fornalha, a Sadraque, Mesaque e Abede-nego. No apedrejamento, Ele conheceu a Estevão. E não podemos esquecer de Jó que perdeu seus filhos, dinheiro, saúde. Não foi compreendido por seus amigos e a julgar pelas murmurações de sua esposa, parecia estar vivendo uma crise no casamento também. Deus mudou a vida dele. Deus mudou a sorte de Jó e este recebeu em dobro de tudo que antes possuíra (Jó 42.10-17).
Não é difícil cantarmos que Deus abre as portas. Complicado é seguir a vida enquanto estas estão trancadas. É fácil pregarmos que Deus transforma famílias, mas precisamos estar dispostos a lutar pelas nossas.
Deus é onisciente. Porém, uma coisa é Deus saber o nosso futuro e outra é Ele decidir por nós. Isso Ele não faz. O livre arbítrio é tão real quanto as consequências de nosso uso dele. Deus sabe do que você é capaz, para o bem e para o mal. Mas as pessoas não sabem, o inimigo não sabe. E Deus quer ser engrandecido em nossas vidas! Aleluia!
Gosto de pensar que o Senhor tem expectativas a meu respeito. Vejo isso tão nitidamente nos diálogos entre Deus e o diabo a respeito de Jó!  E se Deus quer mostrar a este inimigo tão sujo e cruel que eu não o negarei, que não me esqueci Dele, que Ele pode contar comigo, que não desistirei dos seus planos e promessas; eis-me aqui.
Carinhosamente em Cristo,
::Por Thais Monteiro Brum

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aceite o Convite de Deus Eu [o Senhor] instruir-te-ei e te ensinarei o caminho que deves seguir; e, sob as minhas vistas, te darei conselho. (Salmos 32.8) O diabo quer nos conservar como cristãos sujeitos ao legalismo. Se ele não puder nos condenar pelo que fazemos, tentará nos atormentar pelo que não fazemos. Ele quer que nos sintamos culpados quando não lemos a Bíblia e oramos, sugerindo que Deus não se agradou de nós e que deve estar furioso conosco pelo que não fizemos. Deus nunca nos condena por não sermos disciplinados, mas amorosamente nos convida a passar tempo na presença dEle. O céu está disponível a nós simplesmente por confiarmos em Jesus, mas a vida abençoada é desfrutada quando agimos da forma que Jesus age. Deveríamos querer ler a Palavra porque ela tem a chave para conhecermos a Deus intimamente e desfrutá-lo plenamente.
 Muitas vezes não tenho forças, nem vontade para seguir o caminho e se pudesse, passaria o dia todo deitada em minha cama, sem sair do quarto. Mas então me lembro de que Deus já conhecia esse caminho muito antes de eu ser chamada para percorrê-lo. Ele sempre soube das dificuldades pelas quais eu passaria e a dor que eu não conseguiria explicar aos outros. O Seu Filho Jesus foi o primeiro a percorrer este caminho e por isso ele sabe do que tenho passado. Hoje Ele me oferece a Sua presença e amor, que são mais do que suficientes para mim. Neste mundo em que vivemos, a mensagem que sempre ouvimos é esta: " Quem chegar primeiro é o melhor! " Porém Jesus disse que no Reino de Deus os valores são inversos. . Por isso, ainda que pareçam ter ficado à beira do caminho, receberão a graça de Deus e força para completar a carreira. Quando o apóstolo Paulo estava se sentindo fraco e incapacitado por causa de um "espinho na carne", ele clamou a Deus por três vezes e ao receber
Santidade começa em casa A santidade não é simplesmente uma ideia filosófica, é uma prática de vida. Ela é uma mudança tão radical na maneira de viver do homem que Cristo é magnificado. Significa viver de forma tão parecida com Cristo que as pessoas podem até ser confundidas com Ele. Se a santidade que você está vivendo não mudar as coisas mais práticas e simples do seu dia a dia, você estará enganando a si mesmo com superficialidades. Uma das práticas da santidade é a submissão. Um cristão que vive santidade é aquele que aprende e pratica a submissão. Se realmente você entende santidade como uma vida fora dos padrões do mundo terá então que dar atenção a questão da submissão. Alguns rotulam santidade como somente se abster da prostituição e da idolatria e por isso, mesmo não se prostituindo nem praticando a idolatria, continuam sendo pedra de tropeço para a conversão de seus familiares e desagradando a Deus. Mas o que é submissão? De acordo com o dicionário bíblico, submissã