Pular para o conteúdo principal

O sopro do Todo-Poderoso me deu vida

O sopro do Todo-Poderoso me deu vida

“Pois tu formaste o meu interior, tu me teceste no seio de minha mãe. Graças te dou, visto que por modo assombrosamente maravilhoso me formaste; as tuas obras são admiráveis, e a minha alma o sabe muito bem; os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra. Os teus olhos me viram a substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles havia ainda.” (Salmo 139.13.)
Em Gênesis 2.7 a Palavra do Senhor afirma que: “Então, formou o Senhor Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente.” De toda a sua criação, o corpo humano foi a única coisa que formou com as próprias mãos. Tudo o mais foi criado pela sua Palavra. Em Hebreus 11.1 lemos que o mundo foi criado pela Palavra do Senhor, o corpo humano, entretanto, foi formado pelas mãos do Senhor. Isso significa que você e eu somos especiais para Ele.
Além de formar, diz o texto bíblico que o Senhor soprou... ou seja, o nosso espírito é procedente de um sopro direto do próprio Deus Todo-Poderoso. Deus é imutável. Se Ele soprou sobre Adão no início da criação Ele continua soprando ainda hoje. Imutabilidade faz parte do caráter, dos atributos de Deus. Por isso eu comecei esta meditação usando a declaração do rei Davi no Salmo 139: “Pois tu formaste o meu interior...” o meu espírito, a minha alma.
No livro de Jó 33.4 lemos a seguinte afirmação: “O Espírito de Deus me fez, e o sopro do Todo-Poderoso me dá vida.” Ou seja, quando sua mãe estava grávida, você estava lá no útero, e os cromossomos se multiplicando, então, o Espírito Santo entrou lá no útero de sua mãe e soprou sobre você e assim você recebeu de Deus sua vida espiritual e emocional. Ao receber o sopro de Deus no útero de sua mãe você passou a ser alma vivente. Você passou a ser alma... você não possui uma alma: você é uma alma. A ciência não sabe dizer quando começa a vida espiritual de um ser humano, mas a Bíblia sabe. Cada ser humano que já andou, anda e andará por este mundo é resultado direto de um sopro de Deus.
Pense nisso, você estava lá no útero da sua mãe, em plena atividade: chutando, empurrando a barriga dela com o cotovelo e fazendo tantos movimentos. Isso é muito mais que uma atividade cerebral, é atividade motora. Você estava em plena atividade, porém, não respirava. Você estava vivendo dentro de uma pequena bolsa de água... isso é tão maravilhoso! Você não respirava, porém, chutava, ouvia etc. Quem lhe sustentava a vida dentro daquela bolha de água? Isso mesmo, Deus era o seu sustento. Se Ele lhe sustentava lá, o mesmo continua lhe sustentando aqui e agora e o sustentará por toda a eternidade.
Um dia, assim como todos os seres humanos, o seu corpo estará dentro de um caixão, sem respirar, porém, Deus já o sustentou sem respirar antes, lembra? Assim Ele continuará a lhe sustentar quando você parar de respirar. Deus é o garantidor da sua vida. Sua vida espiritual procede e está diretamente ligada à vida Dele – enquanto Ele viver, você viverá. Deus é eterno, portanto, nossa vida é igualmente eterna.
Há pessoas que viverão eternamente ao lado de Deus, outras eternamente separadas de Deus, pois o pecado fez separação entre nós e o nosso Deus, porém Cristo Jesus levou sobre si os pecados de toda a humanidade. Aceitar o sacrifício de Cristo é a chave para viver eternamente ao lado de Deus.
Você e eu somos completos: somos espírito, somos alma e somos corpo. Em Mateus 13.33 o Senhor Jesus comparou o Reino de Deus a uma mulher que tomou o fermento e misturou em três medidas de farinha... Eu acredito que Ele estava se referindo ao nosso espírito, alma e corpo. Em Mateus 16.12 o Senhor Jesus compara o fermento com doutrina. Doutrina é o mesmo que ensino, ou seja, o nosso espírito, alma e corpo, precisam ser fermentados pelos ensinamentos de Cristo e eles precisam permanecer neles até que fiquemos totalmente levedados.
 “O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. Fiel é o que vos chama, o qual também o fará.” (1 Tessalonicenses 5.23-24.)
Em Jó 34.14-15 lemos o seguinte texto: “Se Deus pensasse apenas em si mesmo e para si recolhesse o seu espírito e o seu sopro, toda a carne juntamente expiraria, e o homem voltaria para o pó.”
Este texto nos deixa claro que a nossa vida pertence a Deus. Quando o nosso corpo voltar ao pó o espírito retornará para Deus que o fez. Portanto, pare de lutar e se entregue totalmente ao Senhor, Ele é o nosso dono, somos suas ovelhas. A expressão “converter” significa voltar-se. Sabe quando algo lhe chama a atenção e você olha para aquela direção? Agora, sabe quando você se encanta com a beleza de uma paisagem e não consegue parar de contemplá-la? É isso aí, Deus está chamando a sua atenção – volte os seus olhos para Ele, contemple-o. “Contemplai-o e sereis iluminados, e o vosso rosto jamais sofrerá vexame.” (Salmo 34.5.)
Todo e cada ser humano é resultado do sopro da boca de Deus. Por isso todo e qualquer ser humano é essencialmente religioso. Mesmo aqueles que fazem a opção de não crer em Deus procuram crer em coisas superiores a si mesmos, tais como: a ciência, disco voador, etc, enfim, tudo isso parte da saudade que o ser humano sente em relação ao seu Criador.  Todo espírito humano clama por Deus.
Existe algo em cada ser humano chamado “ansiedade”. A Bíblia também fala sobre a ansiedade, porém, não como algo ruim. A ansiedade não é ruim – a sua aplicação errada, sim, é ruim. A ansiedade é aquilo que chamamos de fome e sede pela presença de Deus. Porém, se a ansiedade for depositada em “coisas” ela será destrutiva. A Bíblia diz em Filipenses 4.6, “não andeis ansiosos por coisa alguma...”, mas antes de falar e de dar esta orientação, ela nos dá outra: “Alegrai-vos sempre no Senhor, outra vez vos digo: alegrai-vos.”
“Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos. Seja a vossa moderação conhecida de todos os homens. Perto está o Senhor. Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus.” (Filipenses 4.4.)
“A minha alma suspira e desfalece pelos átrios do Senhor; o meu coração e a minha carne exultam pelo Deus vivo!” (Salmo 84.2.) Tudo em nós diz: glória – espírito, alma e corpo exultam pela presença do Deus vivo. Aqui vemos toda a ansiedade canalizada para o lugar certo. Costumo dizer que a ansiedade é um dispositivo, um sino que toca quando nossa alma está com saudades pela presença de Deus.
O problema é que muitos, quando bate essa tal ansiedade, essa saudade por Deus, em vez de levantarem as mãos para o céu e adorarem ao Único que é digno, ao Senhor dos senhores e ao Deus dos deuses, sublimam-se comendo mais isso e mais aquilo, o resultado é mais um pneuzinho aqui, mais outro pneuzinho ali. Outros, quando bate a ansiedade, a saudade por Deus tentam sublimar isso se intoxicando com drogas, bebidas, cigarros, baladas, noitadas, trabalho excessivo, ou atividades que produzem adrenalina, tais como: roubos, brigas, orgias, mas, nada disso, nada disso mesmo, vai aplacar a fissura da ansiedade. Só há uma coisa que satisfaz o ser humano de verdade: a glória de Deus. Você pode ter tudo que há de melhor no mundo, mas se não se render à presença de Deus, mesmo assim se sentirá vazio. A presença de Deus nos completa.
“Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte, lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.” (1 Pedro 5.6.)
A ansiedade está também relacionada à sustentação da nossa vida, ao medo do futuro, seja ele daqui a um ano ou há um minuto, dependendo do contexto, porém, o Deus que nos sustentou no útero da nossa mamãe é e será sempre o mesmo. Ele lhe sustenta hoje e o sustentará amanhã. “Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais. Então, me invocareis, passareis a orar a mim, e eu vos ouvirei. Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração. Serei achado de vós, diz o Senhor, e farei mudar a vossa sorte.” (Jeremias 29.11-14.)
“Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.” (Mateus 6.33.)
Para finalizar gostaria que você traçasse uma linha imaginária na horizontal. No meio dessa linha escreva: ansiedade. Do lado de cima da linha escreva: realização, alegria, exultação, vontade de viver. Do lado de baixo da linha escreva: frustração, angústia, depressão, falta de vontade de viver. Quando insistimos em sublimar a ansiedade nas coisas, ao invés de lançá-la sobre o Senhor, mais cedo ou mais tarde a frustração vem, depois a angústia aparece, depois dela a depressão, depois a desmotivação. Por isso anseie, sim, anseie por Deus, pela manifestação da sua presença.
“Ó Deus, tu és o meu Deus forte; eu te busco ansiosamente; a minha alma tem sede de ti; meu corpo te almeja, como terra árida, exausta, sem água.” (Salmo 63.1.)
“Como suspira a corça pelas correntes das águas, assim, por ti, ó Deus, suspira a minha alma. A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando irei e me verei perante a face de Deus? [...] Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu.” (Salmo 42:1-2, 5.)
O Senhor te abençoe e te guarde, que faça resplandecer o seu rosto sobre ti, que Ele tenha misericórdia de ti e te dê a paz.
::Por Antônio Cirilo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aceite o Convite de Deus Eu [o Senhor] instruir-te-ei e te ensinarei o caminho que deves seguir; e, sob as minhas vistas, te darei conselho. (Salmos 32.8) O diabo quer nos conservar como cristãos sujeitos ao legalismo. Se ele não puder nos condenar pelo que fazemos, tentará nos atormentar pelo que não fazemos. Ele quer que nos sintamos culpados quando não lemos a Bíblia e oramos, sugerindo que Deus não se agradou de nós e que deve estar furioso conosco pelo que não fizemos. Deus nunca nos condena por não sermos disciplinados, mas amorosamente nos convida a passar tempo na presença dEle. O céu está disponível a nós simplesmente por confiarmos em Jesus, mas a vida abençoada é desfrutada quando agimos da forma que Jesus age. Deveríamos querer ler a Palavra porque ela tem a chave para conhecermos a Deus intimamente e desfrutá-lo plenamente.
 Muitas vezes não tenho forças, nem vontade para seguir o caminho e se pudesse, passaria o dia todo deitada em minha cama, sem sair do quarto. Mas então me lembro de que Deus já conhecia esse caminho muito antes de eu ser chamada para percorrê-lo. Ele sempre soube das dificuldades pelas quais eu passaria e a dor que eu não conseguiria explicar aos outros. O Seu Filho Jesus foi o primeiro a percorrer este caminho e por isso ele sabe do que tenho passado. Hoje Ele me oferece a Sua presença e amor, que são mais do que suficientes para mim. Neste mundo em que vivemos, a mensagem que sempre ouvimos é esta: " Quem chegar primeiro é o melhor! " Porém Jesus disse que no Reino de Deus os valores são inversos. . Por isso, ainda que pareçam ter ficado à beira do caminho, receberão a graça de Deus e força para completar a carreira. Quando o apóstolo Paulo estava se sentindo fraco e incapacitado por causa de um "espinho na carne", ele clamou a Deus por três vezes e ao receber
Santidade começa em casa A santidade não é simplesmente uma ideia filosófica, é uma prática de vida. Ela é uma mudança tão radical na maneira de viver do homem que Cristo é magnificado. Significa viver de forma tão parecida com Cristo que as pessoas podem até ser confundidas com Ele. Se a santidade que você está vivendo não mudar as coisas mais práticas e simples do seu dia a dia, você estará enganando a si mesmo com superficialidades. Uma das práticas da santidade é a submissão. Um cristão que vive santidade é aquele que aprende e pratica a submissão. Se realmente você entende santidade como uma vida fora dos padrões do mundo terá então que dar atenção a questão da submissão. Alguns rotulam santidade como somente se abster da prostituição e da idolatria e por isso, mesmo não se prostituindo nem praticando a idolatria, continuam sendo pedra de tropeço para a conversão de seus familiares e desagradando a Deus. Mas o que é submissão? De acordo com o dicionário bíblico, submissã