Pular para o conteúdo principal

FUGINDO DAS PAIXÕES MUNDANAS

2 TIMÓTEO 2.1-26
Foge, outrossim, das paixões da mocidade. Segue a justiça, a fé, o amor e a paz com os que, de coração puro, invocam o Senhor. (2Tm 2.22.)
As paixões do mundo são traiçoeiras.
No início parecem tão inofensivas, e então
Tomam conta de todo o coração.
E, como os ratos são pegos em ratoeiras,
Esmagados e mortos de repente,
Assim também as paixões fazem com a gente
Se a elas entregarmos os incautos corações.
Não haverá mais canções,
Nem doces emoções, somente tristes recordações.
No poema épico, a Odisséia de Homero, encontramos a narrativa da volta de Ulisses, após a guerra de Tróia. Para atravessar o mar Egeu, era preciso passar por um local onde as sereias atraíam os marinheiros para o fundo do mar, com seu canto irresistível. Ele sabia que não suportaria ouvi-lo sem ser atraído. Pediu então que fosse amarrado com cordas muito fortes ao mastro do navio e que colocassem algodão nos seus ouvidos. E assim conseguiu passar.
Já Orfeu, que prosseguia em outro barco, usou um recurso diferente. Tomou a sua lira e começou a dedilhá-la com suavidade e uma concentração absoluta; e também passou. O canto das sereias não se podia comparar com sua melodia entoada de todo o coração.
Nós temos duas formas de evitar a atração do pecado. Ou fazemos como Ulisses, buscando meios externos para nos “segurarem” ou “nos impedirem de pecar”. Ou então, como Orfeu, colocamos o coração em profunda comunhão com os céus, entoando uma linda canção de adoração ao Criador.
Por isso, o apóstolo Paulo recomendou que o jovem Timóteo fugisse das paixões da mocidade e seguisse a justiça, a fé, o amor e a paz com os que de coração puro invocam o Senhor. Ou seja, uma vida cristã ativa é que nos manterá longe do pecado.
Você tem estado ativo em sua vida cristã?
PAI, PRECISO DE TI PARA VIVER TUA VONTADE E ESTAR SEMPRE FAZENDO O BEM. PRECISO DESSE TEU GRANDE AMOR A INUNDAR O MEU CORAÇÃO E TRANSFORMAR-SE EM BOAS OBRAS, BOAS ATITUDES. ENCHE-ME DE TI, DE TEU DOCE ESPÍRITO PARA TE ADORAR. AMÉM.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Efeitos da Palavra “Conservem-se livres do amor ao dinheiro e contentem-se com o que vocês têm, porque Deus mesmo disse: Nunca o deixarei, nunca o abandonarei.” (Hebreus 13.5)  Quem nunca sentiu os efeitos de um bom banho, água correndo na cabeça e corpo, após um dia estressante e cansativo? Sabemos que a água é um grande remédio para aliviar tensões. Também nos faz relaxar e acalmar. Pensando nisso, Deus me fez lembrar, o quanto Sua voz e Palavra serviram de bálsamo para minha vida e calmante para meu coração, após um dia difícil e cheio de situações turbulentas. Meu espírito estava cansado e fatigado. Foi então que Ele trouxe à minha mente e coração o texto de Hebreus 13.5 e pude sentir uma paz e tranquilidade como nunca antes. E a certeza de que Ele está comigo e nunca me abandonará fez-me descansar no seu amor. Naquele momento, ao falar com Deus e dar ouvidos à Sua voz, percebi o quanto é maravilhoso desfrutar da comunhão com o Senhor e saber que Ele t...
 Muitas vezes não tenho forças, nem vontade para seguir o caminho e se pudesse, passaria o dia todo deitada em minha cama, sem sair do quarto. Mas então me lembro de que Deus já conhecia esse caminho muito antes de eu ser chamada para percorrê-lo. Ele sempre soube das dificuldades pelas quais eu passaria e a dor que eu não conseguiria explicar aos outros. O Seu Filho Jesus foi o primeiro a percorrer este caminho e por isso ele sabe do que tenho passado. Hoje Ele me oferece a Sua presença e amor, que são mais do que suficientes para mim. Neste mundo em que vivemos, a mensagem que sempre ouvimos é esta: " Quem chegar primeiro é o melhor! " Porém Jesus disse que no Reino de Deus os valores são inversos. . Por isso, ainda que pareçam ter ficado à beira do caminho, receberão a graça de Deus e força para completar a carreira. Quando o apóstolo Paulo estava se sentindo fraco e incapacitado por causa de um "espinho na carne", ele clamou a Deus por três vezes e ao receber...
Seja nobre Sabe quando você conhece uma pessoa e pensa intimamente, “é tão bom estar com ela”! É aquele tipo de gente agradável para se estar. Caso chova a pessoa não reclama que o cabelo está alvoroçado, mas se diverte com os emaranhado dos fios. Com essa pessoa você ri até das desilusões. Ela é grata pela vida e não faz fofocas quando vocês veem uma mulher “desengonçada” na rua, porque não se alegra com a infelicidade do outro. É bom ter pessoas assim por perto, porque você se lembra de Jesus. A Bíblia conta que João deitava nos ombros de Jesus enquanto falava (João 13.5). Imagino que João tinha tanto prazer na companhia do Senhor que se encostava carinhosamente para tê-lo mais perto. É fácil reclamar que o dia está quente demais. Todos fazem isso. Não há empecilho algum em ficar de cara fechada quando as coisas não vão bem, porque a maioria se comporta dessa maneira. Mas o nobre não age assim. Não se comporta como sente ou da maneira mais fácil, mas age como um prínc...