Pular para o conteúdo principal

A mulher samaritana

Uma reflexão sobre os aspectos exteriores e a essência da adoração
Jesus vivia cercado pelas multidões, mas demonstrou o valor especial do indivíduo quando conversou com Nicodemos (João 3) e com a mulher samaritana (João 4). Temos ali representados dois tipos de pessoas: o doutor, líder religioso, membro da elite e uma mulher desprezada pela sociedade. O Senhor valoriza a cada um e deseja salvar a todos, pois todas as almas são iguais perante ele. Não basta que estejamos no meio da multidão. Cada um de nós precisa ter um encontro particular com Jesus e um compromisso pessoal com ele.
O Mestre jamais deixaria de pregar em algum lugar por serem poucos os seus ouvintes. Naquelas conversas individuais, Jesus transmitiu valiosos ensinamentos sobre o novo nascimento e a verdadeira adoração. A mulher samaritana demonstrava apego ao passado, às tradições religiosas e ao legado de personagens históricos. Suas palavras enfatizavam Jacó e o antigo poço, o monte Gerisim, a cidade de Jerusalém e a água natural.  Além disso, estava preocupada com os aspectos exteriores da adoração.
Jesus passou a apresentar algo totalmente novo. Ela precisava deixar para trás o pai Jacó e olhar para Cristo; deixar a água natural e receber a água viva; desprender-se do local da adoração e passar a adorar em espírito e em verdade, e isto seria um novo modo de vida. Ela precisava se libertar do passado e enxergar o presente glorioso que acontecia diante dos seus olhos, o qual poderia lhe oferecer um futuro feliz.
De imediato, Jesus mandou que ela chamasse seu marido. Começava então o desvendamento da vida infeliz e irregular daquela mulher. Por que Cristo não iniciou logo seu ensinamento sobre a adoração em espírito e em verdade? Porque ele viu o modo de vida daquela mulher. Antes de tudo, Deus examina a vida dos adoradores. Cultos maravilhosos ou grandes ofertas financeiras não substituem uma vida correta diante de Deus.
A mulher precisava conhecer o Senhor Jesus e comprometer-se com ele.  Em pouco tempo, aconteceu grande progresso em seu conhecimento espiritual. De imediato, ela percebeu que Jesus era um judeu; porém, diferente dos demais (v.9). Depois, desconfiou que ele pudesse ser maior que o pai Jacó (v.12).  Um pouco adiante, reconheceu que ele era profeta (v.19) e, finalmente creu que, diante dela, estava o Cristo, ou seja, o Messias, o Salvador prometido. Foi um crescimento rápido, e precisava ser assim. Afinal, aquela poderia ser sua única oportunidade de ver o Senhor.
A maioria das pessoas acredita que Jesus veio ao mundo, foi um grande mestre, mas enquanto não crerem nele como Salvador, sua fé incompleta será inútil.
Enquanto a mulher samaritana estava preocupada com o local correto para a adoração, não percebia que aquele lugar, ao lado do poço, era o mais glorioso, porque ali estava o Senhor Jesus Cristo. Nós nos reunimos em templos para a realização de cultos, mas sabemos que o mais importante é a presença do Senhor conosco, onde quer que estejamos.
O lugar da adoração continua sendo um problema com repercussão mundial. Os samaritanos ainda existem e continuam cultuando a Deus no monte Gerisim onde, conforme creem, Abraão teria levado Isaque para o sacrifício. Por outro lado, em Jerusalém, os muçulmanos dominam o alto do monte Moriá, onde afirmam que Abraão levou Ismael para ser sacrificado. A bíblia, porém, nos diz que, naquele local, Abraão esteve prestes a matar seu filho Isaque e ali foi, depois, construído o templo de Salomão. Por esta razão, o local é sagrado também para os judeus, embora não possam pisar naquele espaço. No dia em que o primeiro ministro de Israel entrou na área do templo, teve início a segunda intifada, que foi a revolta dos palestinos contra os judeus. O conflito durou cerca de seis anos, causando a morte de quase 5000 pessoas.
É grande a discórdia em torno do local do culto, mas a essência da adoração é um estilo de vida e não apenas a realização de rituais. Adorar a Deus é servi-lo em tudo. Na parábola do bom samaritano (Lc 10), Jesus falou sobre um sacerdote e um levita que não socorreram o homem caído à beira do caminho. Aqueles personagens já haviam cumprido suas obrigações religiosas no templo em Jerusalém, mas falharam em seu modo de vida. O bom samaritano, que não podia entrar no templo, exerceu o amor ao próximo no meio da estrada. A questão da adoração pode ser ilustrada pela relação conjugal. Podemos usar a palavra “casamento” como referência a uma cerimônia religiosa. Sabemos, porém, que casamento é muito mais do que isto. É um modo de vida que envolve os casados em todas as horas, todos os dias e todos os lugares. O mesmo acontece com a adoração.
No texto de João 4, temos a proposta de Jesus e a resposta da mulher.  Ele disse: “Se conheceras o dom de Deus e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias e ele te daria água viva” (v.10). E a mulher respondeu: “Senhor, dá-me dessa água” (v.15).  Ela não poderia adiar sua decisão, não poderia deixar a resposta para outro dia. Assim também, não podemos deixar para depois nossa decisão de seguir a Jesus. Também não podemos dar a resposta errada. O que responderemos a Deus hoje?  “Senhor, dá-me a água viva”.
Embora tenha tocado no problema familiar daquela mulher, Jesus não transformou aquele encontro em uma sessão de aconselhamento sentimental, mas focalizou a questão espiritual. É verdade que existem muitos problemas em nossas vidas que demandam uma solução, mas não podemos perder o foco, esquecendo-nos de que o principal problema humano é espiritual, é o pecado, a separação entre o homem e Deus e a consequente perdição eterna.
O aconselhamento sentimental, financeiro, profissional ou familiar tem o seu lugar, mas não podemos pensar que esta seja a essência do evangelho. O problema espiritual precisa ser resolvido e, depois, as demais questões poderão receber a devida atenção.
A mulher conhecia bem a água que brotava da terra, mas Jesus lhe ofereceu a água do céu. Ela vinha diariamente e olhava para o fundo daquele poço, mas Jesus queria que ela olhasse para cima. Muitos poços têm ocupado o lugar de Deus na vida das pessoas. São muitas fontes naturais e mundanas que pretendem saciar a sede espiritual do homem, mas isto não é possível. Clame ao Senhor Jesus para que ele lhe dê a água viva que é a sua presença em seu coração. Se você já recebeu o Senhor, não volte aos poços deste mundo. A fonte divina é inesgotável. Se pouco bebemos, é porque pouco temos buscado. Busquemos ao Senhor, pois ele nos diz:
“Aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der se fará nele uma fonte que jorre para a vida eterna” (João 4.14).
 Pr.Anísio Renato de Andrade

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aceite o Convite de Deus Eu [o Senhor] instruir-te-ei e te ensinarei o caminho que deves seguir; e, sob as minhas vistas, te darei conselho. (Salmos 32.8) O diabo quer nos conservar como cristãos sujeitos ao legalismo. Se ele não puder nos condenar pelo que fazemos, tentará nos atormentar pelo que não fazemos. Ele quer que nos sintamos culpados quando não lemos a Bíblia e oramos, sugerindo que Deus não se agradou de nós e que deve estar furioso conosco pelo que não fizemos. Deus nunca nos condena por não sermos disciplinados, mas amorosamente nos convida a passar tempo na presença dEle. O céu está disponível a nós simplesmente por confiarmos em Jesus, mas a vida abençoada é desfrutada quando agimos da forma que Jesus age. Deveríamos querer ler a Palavra porque ela tem a chave para conhecermos a Deus intimamente e desfrutá-lo plenamente.
 Muitas vezes não tenho forças, nem vontade para seguir o caminho e se pudesse, passaria o dia todo deitada em minha cama, sem sair do quarto. Mas então me lembro de que Deus já conhecia esse caminho muito antes de eu ser chamada para percorrê-lo. Ele sempre soube das dificuldades pelas quais eu passaria e a dor que eu não conseguiria explicar aos outros. O Seu Filho Jesus foi o primeiro a percorrer este caminho e por isso ele sabe do que tenho passado. Hoje Ele me oferece a Sua presença e amor, que são mais do que suficientes para mim. Neste mundo em que vivemos, a mensagem que sempre ouvimos é esta: " Quem chegar primeiro é o melhor! " Porém Jesus disse que no Reino de Deus os valores são inversos. . Por isso, ainda que pareçam ter ficado à beira do caminho, receberão a graça de Deus e força para completar a carreira. Quando o apóstolo Paulo estava se sentindo fraco e incapacitado por causa de um "espinho na carne", ele clamou a Deus por três vezes e ao receber
Santidade começa em casa A santidade não é simplesmente uma ideia filosófica, é uma prática de vida. Ela é uma mudança tão radical na maneira de viver do homem que Cristo é magnificado. Significa viver de forma tão parecida com Cristo que as pessoas podem até ser confundidas com Ele. Se a santidade que você está vivendo não mudar as coisas mais práticas e simples do seu dia a dia, você estará enganando a si mesmo com superficialidades. Uma das práticas da santidade é a submissão. Um cristão que vive santidade é aquele que aprende e pratica a submissão. Se realmente você entende santidade como uma vida fora dos padrões do mundo terá então que dar atenção a questão da submissão. Alguns rotulam santidade como somente se abster da prostituição e da idolatria e por isso, mesmo não se prostituindo nem praticando a idolatria, continuam sendo pedra de tropeço para a conversão de seus familiares e desagradando a Deus. Mas o que é submissão? De acordo com o dicionário bíblico, submissã